Diego Brasileiro
o que e SEO e como funciona

Noções básicas de SEO – O que é SEO? Aprenda Sobre a Optimização de Sites para os Mecanismos de Busca!

Noções básicas de SEO – O que é SEO? Aprenda Sobre a Optimização de Sites para os Mecanismos de Busca!
5 (100%) 2 votes

Muita gente está entrando no ramo de vendas de produtos pela internet, outros preferem posicionar seus conteúdos para ganhar dinheiro através de cliques, mas todos em algo em comum: Eles sabem o que é SEO e como posicionar os seus sites nas primeiras páginas do Google.

Caso você não saiba o que é essa estratégia e esteja perdido tentando entender como você também poderá conseguir ter seus resultados na SERP do Google, fique tranquilo.

Hoje vamos começar a nossa sequência de artigos sobre o assunto.

No artigo de hoje nós iremos abordar o começo de tudo, você precisa entender todo o conceito aqui mostrado hoje, para poder evoluir para a próxima etapa.

Você vai se espantar com a sua evolução durante as suas leituras em nosso blog. Confira com detalhes o que é SEO e como funciona essa estratégia de “guerra na SERP”.

O que é SEO?

Search engine optimization (SEO) é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site através de resultados de pesquisas orgânicas.

As pesquisas orgânicas são gratuitas, é o tipo de tráfego que você não precisa pagar nada para levar os visitantes até o seu conteúdo.

Como funciona o SEO?

Para entender o que SEO realmente significa, vamos quebrar essa frase e olhar as partes:

  • Qualidade de tráfego Você pode atrair todos os visitantes do mundo, mas se eles acessarem seu site porque o Google diz que você é um recurso para os computadores da Apple, quando na verdade você é um fazendeiro que vende maçãs, isso não é um tráfego de qualidade. Em vez disso, você quer atrair visitantes genuinamente interessados ​​em produtos que você oferece.
  • Quantidade de tráfego. Depois que você tiver as pessoas certas clicando nessas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs), mais tráfego será melhor.
  • Resultados orgânicos. Os anúncios são uma parte significativa de muitos SERPs. Tráfego orgânico é qualquer tipo de tráfego que não há necessidade de pagamento para promoção do mesmo. Os leitores simplesmente irão acessar porque seu conteúdo é bom e está otimizado, você não irá investir para isto.

O tráfego de pesquisa orgânica é especificamente qualquer tráfego não pago proveniente de SERPs.

Na imagem acima você consegue ver o anúncio em cima que está listado em inglês (PAID) e o logo abaixo orgânico listado como (Organic).

Como funciona o SEO

Você pode pensar em um mecanismo de pesquisa como um site que você visita para digitar (ou falar) uma pergunta em uma caixa e Google, Bing ou qualquer mecanismo de busca que você esteja usando naquele momento, irá ser respondida uma longa lista de links para páginas da Web que podem potencialmente responder a sua pergunta.

Isso é verdade. Mas você já parou para considerar o que está por trás dessas listas mágicas de links disponibilizadas pelos mecanismos de busca?

Veja como funciona: o Google (ou qualquer mecanismo de pesquisa que você esteja usando) tem um rastreador que coleta e coleta informações sobre todo o conteúdo que eles podem encontrar na Internet. Os rastreadores levam todos os 1s e 0s de volta ao mecanismo de pesquisa para criar um índice. Esse índice é então alimentado por meio de um algoritmo que tenta corresponder todos esses dados à sua consulta.

Há muitos fatores que entram no algoritmo de um mecanismo de pesquisa, e eis como um grupo de especialistas classificou sua importância :

grafico-google-seo

Isso é tudo o SE (Search Engine) de SEO.

A parte O do SEO – otimização – é onde as pessoas que escrevem todo esse conteúdo e o colocam em seus sites estão usando este conteúdo e esses sites para que os mecanismos de busca entendam o que estão vendo e os usuários que chegam via pesquisa vai gostar do que vêem.

A otimização pode ter várias maneiras. É tudo, desde garantir que as tags de título e que as meta descrições sejam informativas e tenham o comprimento certo para apontar links internos em páginas de que você tem orgulho e quer subir no ranking.

Aprendendo SEO

Esta seção do nosso site está aqui para ajudá-lo a aprender o que quiser sobre SEO. Se você é completamente novo no assunto, comece bem no começo e leia o Guia para iniciantes em SEO . Se você precisar de conselhos sobre um tópico específico, encontre o que mais lhe convier.

Aqui está uma visão geral:

Construindo um site amigável ao SEO

Quando você estiver pronto para começar a caminhar nessa caminhada de SEO, é hora de aplicar essas técnicas de SEO a um site, seja ele novo ou antigo, que você esteja aprimorando.

Essas páginas ajudarão você a começar tudo, desde a seleção de um nome de domínio amigável para SEO até as práticas recomendadas para links internos .

Conteúdo e marcação relacionada

Um site não é realmente um site até que você tenha conteúdo. Mas SEO para conteúdo tem variáveis ​​específicas suficientes que nós lhe demos sua própria seção. Comece aqui se você estiver curioso sobre pesquisa de palavras-chave, como escrever uma cópia amigável para SEO e o tipo de marcação que ajuda os mecanismos de pesquisa a entender exatamente o conteúdo do seu conteúdo.

Tópicos no site

Você já aprendeu muito sobre tópicos no site ao pesquisar conteúdo e marcação relacionada. Agora é hora de obter informações técnicas sobre o robots.txt.

Tópicos relacionados a links

Aprofunde tudo o que você precisava saber sobre links de texto âncora para redirecionamento.

Leia esta série de posts para entender como e quando usar o nofollow e se o guest blogging está realmente morto.

Se você está mais no lado do link building das coisas (trabalhando para melhorar os rankings em seu site ganhando links), vá direto para o Beginner’s Guide to Link Building .

Outra otimização

Parabéns! Você domina os meandros do SEO diário e está pronto para alguns tópicos avançados.

Certifique-se de que todo o tráfego tenha o tempo mais fácil possível convertendo com otimização de taxa de conversão (CRO) , então vá de nível micro com SEO local ou leve esse site global com SEO internacional .

A evolução do SEO

Os algoritmos do mecanismo de pesquisa mudam com frequência e as táticas de SEO evoluem em resposta a essas mudanças. Então, se alguém lhe oferecer conselhos de SEO que não pareçam certos, verifique a página específica do tópico.

Para um olhar mais técnico sobre SEO, confira este pequeno vídeo de Neil Patel.

Vá em frente e se especialize em SEO…

Para qualquer negócio você vai precisar posicionar o seu site, então é melhor começar agora não é mesmo?!

Conclusão

Bom, você aprendeu hoje o que é SEO, qual é a importância do SEO, como funciona o SEO nos mecanismos de busca e outras coisas mais sobre o assunto.

Agora chegou a hora de começar a botar a mão na massa e ver o seu site ter melhorias na SERP.

O SEO sempre se renova, por isso seus estudos sobre o assunto não devem parar, sempre fique atento em novas informações de atualização dos mecanismos de busca do Google.

Até breve.

Diego Brasileiro

Comentários

Siga-nos

Não seja tímido, acesse nossas redes sociais. Adoro conhecer novas pessoas que possuem um interesse nos temas abordados neste blog.