Diego Brasileiro
técnicas de persuasão

10 Técnicas de persuasão em vendas que você deve aprender URGENTEMENTE!

10 Técnicas de persuasão em vendas que você deve aprender URGENTEMENTE!
5 (100%) 1 vote

Já há mais o que comprovar, a comunicação é a base do sucesso. Se você for uma pessoa comunicativa você já tem um ponto a mais, quando se trata de técnicas de persuasão.

Conseguindo aliar essas técnicas de persuasão com o seu dom da comunicação você terá o que você desejar.

Esse poder adquirido através de conhecimento pode te ajudar em diversas fases da sua vida, estou falando tanto da sua vida profissional quanto pessoal.

Todos os problemas que você considerava difíceis de serem resolvidos se tornaram mais simples, as discussões no relacionamento, um pedido de aumento de salário, isso será conseguido com mais facilidade do que imagina.

Por isso meu amigo, persuadir é uma arte e para poder dominar este conhecimento, como qualquer um outro você precisa estudá-lo.

Você já conhece os melhores cursos para posicionar o seu site na primeira página do Google? Não! Você precisa conhecer!

Técnicas de Persuasão na hora de vender

Na minha opinião todo profissional que se prese precisa entender de vendas, afinal de contas vendemos todos os dias. Você pode não ser um vendedor profissional, mas você vende no seu trabalho. Se não for um produto ou um serviço, você precisará vender a sua imagem.

Um entrevista de emprego por exemplo é uma venda, você está se vendendo para ser aprovado para uma determinada vaga, caso você não consiga atingir as expectativas a venda não será concluída ou a vaga não será preenchida, só depende do seu ponto de vista.

Durante muito tempo eu trabalhei com vendas, vendi veículos, eletrônicos, celulares e até roupas.

Neste período eu estudei sobre vendas e tive a oportunidade de ser eleito o melhor vendedor em diversos setores diferentes, essas experiências foram fundamentais para me tornar uma pessoa mais persuasiva e segura.

Vender é um fator importante para qualquer negócio e existem técnicas para que você possa alcançar os objetivos de venda.

Irei apresentar logo abaixo as técnicas de persuasão primordiais para qualquer pessoa que está em busca do sucesso.

Leia esta matéria até o final, aplique as técnicas que mais se identificar e use-as, não desperdice o seu conhecimento, teste cada uma das dicas que darei aqui.

Você notará os grandes resultados que virão a partir de hoje.

Conheça As 10 Dicas mais Poderosas de Persuasão em Vendas

menos é mais técnicas para persuadir pessoas

Dica 1# Menos as é Mais

Eu chamo esta técnica de “lose to win” ou seja “perder para ganhar“.

Esta técnica ao contrário do que você deve estar pesando agora é utilizada pelos melhores vendedores do mundo.

A base dessa técnica é convencer a uma pessoa fazer o que você quer, mas antes você precisa ter pedido algo menor.

O livro “As Armas da Persuasão” fala muito bem desta técnica. Eles citam no livro um exemplo, de um rapaz que vai para faculdade e que está precisando colocar alguns pontos em sua rifa, neste estudo eles tentam pedir para que as pessoas coloquem um ponto na rifa que custa $ 5,00, primeiro eles presenteiam algumas pessoas com uma Coca-Cola e para outras eles simplesmente pedem para que determinada pessoa coloque somente o ponto, sem dar nada para essa pessoa.

Durante este estudo científico, ficou claro que a maioria das pessoas que recebiam uma Coca-Cola antes do pedido para colocar o ponto na rifa tinham 80% a mais de chance de dizer sim.

Se você precisar de um favor de alguém, já sabe né? Dê uma Coca-Cola antes rs.

Dica 2# Dor VS Prazer

Essa é uma comparação que está relacionada de forma muito forte nas vendas.

Quando você consegue enxergar a dor ou uma necessidade em um cliente e você consegue preencher essa dor como forma de benefício a venda será efetivada.

Os clientes só não comprarão se realmente não tiverem como pagar.

Fazer o cliente enxergar uma tela mental durante a sua explicação do produto é a melhor forma de você conseguir conquistar um venda.

É comprovado cientificamente que 80% de nossas decisões são tomadas pela emoção, quando conseguimos conquistar essa parte do cérebro de um cliente a venda sairá de forma muito mais simples.

transformando a mente do cliente

Dica 3# Transforme algo que já existe em Novidade

A marca que mais consegue fazer isso de forma efetiva é a Polishop, eles sempre trazem algo que já existe no mercado, colocam um nome no qual é somente deles ou seja exclusivo e mesmo com preços absurdos eles conseguem conquistar milhares de clientes pelo mundo.

Essa técnica pode ser usada não só por uma empresa no momento de criação de um produto, mas você pode também usar nas suas estratégias de venda.

Para que você consiga aplicar este método você precisa encontrar algo que ele aquele determinado produto faz, mas que nenhum outro vendedor costuma comentar.

Quando você conhece um produto muito bem você consegue mostrar algumas diferenças que o cliente não notou anteriormente.

Leia também nossa matéria inédita para conseguir sair de qualquer situação!

técnicas de rapport

Dica 4# Rapport

Rapport é um conceito criado no ramo da psicologia, esta é uma das técnicas de persuasão mais simples de aplicar, mas é extremamente poderosa.

Ela é usada para criar uma sintonia e empatia com outra pessoa.

A base do rapport é estabelecer uma ligação harmônica entre um indivíduo e outro.

Existem várias formas de aplicar o rapport, mas a mais conhecida é o espelhamento.

Você precisará entender como seu cliente está interagindo como gesto, postura, expressões faciais, respiração, entre outros fatores que podem criar uma sintonia entre você e o cliente.

princípio da reciprocidade

Dica 5# Reciprocidade

A reciprocidade é um aspecto humano e a maioria sentem esta necessidade, mas simplesmente desconhecem como esta técnica funciona.

Para que você possa entender bem como funciona esta técnica eu apresentarei um exemplo simples.

Imagine que você entrou em um site de finanças, neste site tinha um e-book para download, você baixou e lá dentro eles te mostraram um produto ainda mais completo do que este livro digital gratuito. Você comprou este outro material “mais completo” e se sentiu feliz com a compra, pois já que o gratuito era tão bom, o pago deve ser ainda melhor não é verdade.

Este é um exemplo bem sincero da técnica e posso te falar com exatidão que funciona.

Este método não só funciona como a maioria dos grandes empreendedores digitais e empresas a utilizam a anos.

McDonald’s usa esta técnica de forma descarada quando você compra o velho e bom “mclanche feliz” para o seu filho, quando ele ganha aquele brinde aquilo é o princípio da reciprocidade.

Tanto no caso do livro digital como no caso do mclanche feliz são formas de usar a reciprocidade.

princípio da aprovação social

Dica 6# Aprovação Social

Aprovação social está em todos os canais de propaganda, incluindo sites, televisão, vídeos e muito mais.

Quando você assisti uma propaganda sobre um veículo de um certa marca por exemplo, normalmente se fala sobre: “o mais potente da categoria”,”o porta-malas mais espaçoso da categoria ou “este é o veículo mais vendido de 2018”.

Esta forma de persuadir está sendo utilizada de forma clara nos 3 exemplos sitados acima.

Um outro exemplo que podemos usar aqui é de um restaurante.

Quando você vê um restaurante com várias pessoas e outro com 2 ou 3 o que vem na sua mente? “Aquele restaurante está tão vazio, a comida não deve ser boa”, pelo menos é o que 90% das pessoas pensam.

Este princípio da persuasão pode ser usado de diversas formas diferentes, cabe a você decidir como encaixar melhor para o seu negócio, seja ele físico ou digital.

princípio da escassez

Dica 7# Princípio da Escassez

Escassez nada mais é do que mostrar que um determinado produto ou serviço tem prazo de validade, podem ser as vagas para um curso ou a quantidade de peças de um modelo de celular, o mais importante é conseguir conectar com o seu negócio e como que você precisa.

Exemplo de escassez:

“Para melhor atender os nossos clientes através do suporte, somente iremos disponibilizar 50 vagas para este curso de desenho”.

“Compre logo, já está acabando!

São as últimas unidades”…

Estas são formas claras do princípio da escassez.

Você precisa gerar a necessidade e a urgência no seu cliente para aplicar este princípio da persuasão com excelência.

seja mais confiante

Dica 8# Confie em si Mesmo

Para que toda venda seja concretizada o cliente precisa se sentir seguro perante ao atendimento que está tendo. Caso o cliente não se sinta seguro a venda não será concretizada.

Um detalhe que pode ajudar de maneira forte na hora de passar segurança é saber como usar o olhar.

Você deve olhar diretamente para os olhos do seu cliente, mas faça isso sem intimidá-lo, se você perceber que ele está desconfortável com a situação aplica a técnica do rapport passada anteriormente e quebre o gelo deste atendimento.

Nem todo cliente é igual, então você precisa se adequar de acordo com cada atendimento.

Para que você possa passar confiança no atendimento a principal dica é entender sobre o produto ou serviço que você irá apresentar, se o cliente notar que você não domina o que você está oferecendo ele não comprará de você.

nunca dê muitas opções

Dica 9# Nunca deixe opções demais para o CLIENTE!

Um cliente indeciso pode ser um cliente perdido, por isto você precisa ter jogo de cintura e sentir o momento certo para identificar quais serão as melhores opções para oferecer a um determinado cliente.

Nunca mostre mais que 3 opções diferentes quando a compra já estiver quase sendo efetuada, tente se puder derrubar para duas opções.

Se você errar neste momento você poderá perder a venda, por isso use o princípio 8 (Confie em si mesmo) em qualquer atendimento.

Esse erro acontece também em sites que tentam vender vários produtos diferentes e não possuem foco, isso tira a atenção dos visitantes e você poderá ficar a ver navios.

faça as pessoas confiarem e gostarem de você

Dica 10# Faça o Cliente Gostar de Você

Esta é a última técnica da nossa sequência de dicas gratuitas sobre técnicas de persuasão.

Será sempre muito mais fácil conseguir influenciar alguém que sente afinidade por você.

Quando você consegue chegar no nível “mestre das vendas” você terá desenvolvido uma personalidade capaz de você a maioria das pessoas gostarem de você.

Com o tempo os melhores vendedores conseguem moldar a sua personalidade e trazem uma espécie de ator dentro deles.

Falo isso não porque eu acho, mas porque fui vendedor durante muitos anos e um tipo de “espírito” parece entrar em nosso corpo quando estamos negociando, não que eu acredite nisso, mas é essa a sensação que sentimos as vezes.

Conclusão

Bom espero poder ter ajudado com novos conhecimentos, tentei mostrar um pouco do meu conhecimento em vendas aqui.

Reuni as principais técnicas de persuasão que você pode usar em vários momentos da sua vida, no seu negócio ou emprego.

Lembre-se sempre de estabelecer uma conexão com seu cliente, mostre interesse pela vida de cada um deles e procure sempre ser sincero nas suas observações.

Esteja preparado para atender os seus clientes, mas nunca os atenda com uma caneta no bolso ou com um portfólio de produtos na mão isso irá somente assustá-los.

Aja com segurança, use uma boa dose de visão e encaixe a dor que o seu cliente sente, transformando-a como forma de benefício.

A junção desses conhecimentos será a chave para o seu sucesso.

Para que você possa agregar conhecimento, criamos uma matéria exclusiva para você que quer se tonar um verdadeiro Copywriter!

E aí, gostou do conteúdo? Coloque suas opiniões logo abaixo, teremos o prazer em te responder! Tem alguma sugestão de melhoria? Também adoramos melhorar e estamos constantemente buscando isso. Será um prazer sanar qualquer dúvida ou trocar uma ideia com você. Ah, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Facebook Comments

Diego Brasileiro

Comentários

Siga-nos

Não seja tímido, acesse nossas redes sociais. Adoro conhecer novas pessoas que possuem um interesse nos temas abordados neste blog.