Diego Brasileiro
persona

Persona: Descubra quem realmente são seus clientes e venda para quem tem interesse no seu produto

Persona: Descubra quem realmente são seus clientes e venda para quem tem interesse no seu produto
5 (100%) 1 vote

Quem está na área de marketing, propaganda, publicidade, marketing digital ou vendas no geral, já deve ter ouvido falar no termo público-alvo de um negócio. Isso acontece porque toda empresa tem um público específico e reconhecer esse público é fundamental para qualquer estratégia que envolva engajamento e vendas. Por este motivo entender a persona do seu negócio é fundamental não só para fazer vendas, mas também para poder criar uma interação com seus clientes de uma forma mais próxima através de produção de conteúdo.

Quando se vai começar uma produção de conteúdo para uma uma empresa, seja em redes sociais ou blog é fundamental fazer a criação de uma persona, ou seja, definir quem é o público-alvo, o cliente ideal que irá se interessar pelo seu produto ou serviço, as principais características dos seus compradores são fundamentais para chegar ao seu público comprador.

Entender e conseguir identificar o seu público-alvo ou persona, ou até mesmo várias personas, se torna mais simples quando você sabe quais perguntas devem ser feitas para chegar a esse objetivo.

Depois você vai pegar essas informações, vai uni-las de forma organizada para conseguir atrair a atenção do seu público, facilitando as tomadas de decisões e possibilitando assim o direcionamento para as pessoas certas.

Nesta matéria, iremos falar tudo sobre o assunto: persona. Vamos mostrar a importância que ela tem para o crescimento do seu negócio e de quebra, lhe mostraremos a maneira ideal de conseguir elaborar um modelo de persona ideal para que se torne mais simples a tomada de ações da sua empresa.

Vamos lá então!

Mas e aí, o que é persona?

Persona é um termo usado para denominar o seu cliente em potencial. Para conseguir criar uma persona para o seu negócio você precisa de dados reais sobre as características e comportamentos dos clientes em potencial.

Para entender a real persona do seu negócio é necessário ter um contato direto com o seu público-alvo, de acordo com a análise feita em cima do seu público será possível identificar as características mais comuns entre seus principais compradores.

Caso você já possua alguns anos de empresa e já tem uma cartela de clientes, começar analisando este público é uma boa forma de começar a entender como funciona o processo de criação de persona. Por mais que os perfis de clientes sejam distintos alguns deles são grandes exemplos da sua persona ideal.

É interessante que você foque tanto em clientes insatisfeitos quanto os satisfeitos. Nos dois casos, você terá dados que usará como base para entender mais sobre o seu próprio produto e quais são as principais dúvidas e objeções referentes a sua empresa, produto ou serviço.

Você atua no marketing digital? Veja esta matéria com os melhores blogs sobre o assunto!

Qual seria a diferença entre persona e público-alvo?

É super normal que ocorra uma certa incoerência sobre os dois termos, muitos inclusive jugam como iguais, mais existe somente uma verdade sobre esses dois termos: eles não são iguais.

Quando a gente fala de público-alvo estamos falando das principais características de um modo geral dos nossos clientes.

Para melhor entender vamos criar um exemplo de público-alvo à seguir:

  • Público-alvo: Homens, de 25 a 45 anos de idade, casados, formados em administração, com salário médio de R$ 4.500,00. Querem passar mais tempo com a família, podendo fazer os seus trabalhos de casa.
  • Persona: Joaquim Manuel tem 27 anos é gerente de vendas e recém formado em administração, trabalha para empresa (X). Consome muito conteúdo online, pois gosta de ficar em casa com a família é casado e ama ir ao shopping com a família passear. No momento está procurando algum tipo de oportunidade para conseguir trabalhar em casa.

Você conseguiu entender a diferença entre um e outro. Percebe-se através da explanação de cada um dos dois termos que a persona são as informações mais precisas sobre um determinado público.

Quando se fala em público-alvo, se nota que este é um termo mais abrangente e esse termo é utilizado para reconhecer a base total de clientes que costumam adquiri seus serviços ou produtos.

Com o detalhamento que a persona traz sobre o reconhecimento do seu público de maneira mais completa, reconhecendo quem é a sua, será possível de você entender melhor como criar uma comunicação mais direta com o seu público e dessa forma você conseguirá acertar mais nas suas campanhas de marketing.

Assista este vídeo como complemento deste conteúdo:

Porque e como criar uma persona?

Com o desenvolvimento e o entendimento da criação de personas será possível enviar uma mensagem certa para o público certo, criando desta forma mais chances de ter resultados positivos, afinal de contas você conhece o seu público de uma forma maximizada.

Se você não tiver uma persona definida para o seu negócio, é o mesmo de estar mandando a mensagem certa para as pessoas erradas. Você correrá o risco de perder para a sua concorrência que consegue entender melhor o público do que a sua empresa.

Para que você consiga criar uma persona será necessário fazer uma coleta de dados contendo informações dos seus atuais e futuros clientes em potencial.

Para começar a construção da sua persona é essencial obter informações de hábitos e comportamentos dos seus clientes ideais.

Veja logo abaixo as principais perguntas e informações para criação e desenvolvimento de uma persona!

Quer conhecer os melhores cursos de SEO gratuitos e pagos do mercado atual?

Informações que irão ajudar a desenvolver e criar uma persona

Veja as principais perguntas para criação de persona logo abaixo:

Informações pessoais:

Que tipo de informações essa pessoa consome e onde ela busca esse tipo de assunto?

Que nível de instrução e entendimento essa pessoa tem?

Que tipo desafios ou obstáculos essa pessoa costuma encontrar no caminho?

Quem influencia diretamente em suas decisões?

Trabalho:

O que essa pessoa costuma fazer no trabalho?

Qual é o seu cargo?

Quais são as tarefas que ela é comprometida a cumprir?

Que tipo de ferramentas ajudam essa pessoa no trabalho?

Objetivos:

Que tipo de objetivos tem essa pessoa?

Como ela faz para tentar alcançar esses objetivos?

Quais são as ferramentas que facilitariam o objetivo dessa pessoa?

Análise dos principais dados e ferramentas úteis

Para resumir, o que você precisa entender é o que essa pessoa que tem interesse na sua empresa, porque ela tem interesse na sua empresa, porque ela deve escolher a sua empresa e não a do concorrente, o que a fez ter interesse no tipo de produto ou serviço que você presta ou vende?

Quando você conseguir reunir essas informações, terá dados relevantes para criar o perfil ideal do seu cliente em potencial.

Para a alegria de muitas empresas hoje já existe formas mais automatizadas para elaboração de um persona.

Na Resultados Digitais por exemplo, você tem o fantástico Gerador de Personas, esta ferramenta te dará um grande auxílio na hora de montar a sua persona ideal. Quando você finaliza o passo-a-passo dessa ferramenta você receberá um PDF com todas as informações da sua persona de forma organizada e documentada.

Imprima esse documento e compartilhe com a sua base de funcionários, seja fisicamente ou online, pegue esse documento e faça questão de que todos os funcionários, principalmente a galera da área de vendas e marketing.

Estruturando a sua persona

Uma parte fundamental para o entendimento de persona é ter uma base organizada da estrutura do seu público. O lance é elaborar da melhor forma possível, todas as informações cabíveis encontradas através das perguntas que foram feitas.

Agora você precisará personalizar toda a junção dessas informações de forma coerente.

A criação de uma narrativa sobre a vida da sua persona é algo fundamental para melhor entendimento do público em questão.

A sua persona precisa realmente ser analisada como uma pessoa real, afinal de contas os seus clientes são assim.

Quando você consegue entender a sua persona mais do que ela mesma o sucesso é inevitável, pois você passará a mensagem certa para as pessoas certas e isso é fundamental para o sucesso entre uma empresa e seus clientes.

Conclusão

Bom então é isso, aprendemos o que é persona, como criar uma, como fazer as principais perguntas para reconhecer o seu público ideal e muito mais.

Agora é colocar a mão na massa, usar a ferramenta recomendada no final desta matéria, caso você queira mais facilidade e mãos à obra.

Caso tenha ficado alguma dúvida comente aqui em baixo em nossa área de comentários. Tem alguma sugestão, dica ou crítica, destaque-a em nossos comentários e teremos o prazer em nos comunicar com você e aprender também, estamos em constante evolução e seu feedback é essencial para que possamos cada vez mais entregar melhores conteúdos.

 

 

 

 

Facebook Comments

Diego Brasileiro

Comentários

Siga-nos

Não seja tímido, acesse nossas redes sociais. Adoro conhecer novas pessoas que possuem um interesse nos temas abordados neste blog.