Diego Brasileiro
e-mail marketing conceito, definição e estratégias

Aprenda a fazer os melhores E-mails Marketing de forma simplificada com este nosso guia COMPLETO

Aprenda a fazer os melhores E-mails Marketing de forma simplificada com este nosso guia COMPLETO
5 (100%) 1 vote

O e-mail marketing ainda não pereceu! Esta ainda é uma estratégia extremamente poderosa.

Nesta matéria iremos destrinchar tudo sobre o assunto para você, responderemos suas dúvidas e até o final, revelaremos uma estratégia pouco conhecida mas que possui resultados incríveis. Confira!

Durante muito tempo, o e-mail marketing era visto como um mero spam e uma forma muito chata de se aproximar dos nossos clientes.

Graças a significativa evolução gradativa das plataformas e das ferramentas de automação de marketing, essa forma de comunicação (e-mail marketing) se tornou a cada dia uma forma poderosa de entregar o conteúdo certo para as pessoas corretas, no momento exato.

A ferramenta é muito interessante para diversos ramos, além de ser um canal democrático de comunicação.

Para que você tenha uma ideia, foi realizada uma pesquisa pela empresa Pew Research em 2011, e nela, foi constatado que 92% das pessoas adultas que ficam online com regularidade usam e-mail.

Então, indo pelo lado contrário do que muitos imaginam, o e-mail marketing não pereceu, e essa é uma forma que você pode usar para alavancar as suas vendas, crescer sua autoridade e criar mais engajamento.

Este é um guia que foi elaborado no intuito de melhorar as suas estratégias ou ensinar por onde você deve começar, ou seja, serve tanto para iniciantes como para você que já tem um certo conhecimento.

Vamos conferir?!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing tem como objetivo, criar uma conexão comunicativa entre a empresa e o consumidor ou futuros consumidores, usando a ferramenta de e-mail.

Existem vários tipos de e-mail marketing e cada um tem um objetivo diferente de se comunicar com seu público.

Veja alguns tipos de e-mail que inclusive você já deve ter recebido, logo abaixo:

  • Newsletters;
  • Campanhas promocionais;
  • Emails transacionais;
  • Lifecycle Email;
  • Ofertas de produtos;

O e-mail marketing é a forma de utilização do e-mail como estratégia de marketing direto, durante o processo comunicativo são utilizadas procedimentos pré-definidos e o respeito de normas, serão analisados relatórios e análises gráficas para se conseguir gerar cada vez mais melhores campanhas de e-mail, conseguindo assim sempre otimizá-las.

Este é comumente utilizado através de ferramentas próprias, essas são chamadas de Auto-Responder ou Auto-Bot. Essas ferramentas normalmente já possuem formas de criação de landing pages e várias outras ferramentas para melhorar a forma de criação e comunicação.

No começo do uso do e-mail como ferramenta como forma de marketing, o e-mail era visto como uma versão digital de merchandising. Como não se existiam estratégias para o uso do e-mail de forma persuasiva, as malas-diretas, assim como eram chamados, não tinham a interação necessária para se converter em larga escala, sendo assim pouco relevantes para o público que recebia as mensagens das empresas.

Por este motivo, durante um longo período o e-mail marketing era tido com uma forma chata de se fazer marketing. Mas isso é coisa do passado, hoje em dia, para você ter uma ideia, os melhores profissionais de marketing, no geral, usam o e-mail como ferramenta de comunicação de forma poderosa, conseguindo dar aquilo que os clientes esperam e precisam através de conteúdos valiosos, dentro de cada e-mail.

Qual o papel do e-mail marketing na sua estratégia de marketing?

De acordo com o que a gente vê hoje no mercado, ainda existem empresas que apelam o uso do e-mail marketing de forma errada, apesar de você receber vários e-mail promocionais e comerciais, a ferramenta vai muito além dessa maneira de interação e comunicação.

Quando uma pessoa insere um e-mail no seu site, coloca o nome dela e assina sua lista, a mesma está te dando a oportunidade que você precisava para a empresa e este cliente terem uma forma mais pessoal de comunicação. Falo de uma forma mais pessoal, pelo simples fato que o e-mail muitas vezes é utilizado no intuito do cliente se comunicar com amigos e familiares.

Quando você consegue acertar na comunicação com os seus clientes, você terá a oportunidade de crescer os seus resultados de forma rápida e contínua.

Confira a maneira exata de como encaixar uma estratégia de email marketing no seu negócio!

O ato de promover conteúdos relevantes

Hoje não é mais novidade que se ter um blog é essencial para qualquer estratégia de marketing na internet, correto?! Pois bem, para que esse blog consiga ter grandes resultados você precisa promover os seus conteúdos, para que se tenha grandes resultados neste tipo de estratégia.

Nesta era que vivemos hoje, exitem vários canais para você utilizar como forma de estratégia para promover seus conteúdos, o e-mail inclusive é uma delas!

Quando você envia conteúdos que os seus leads precisam, você está criando um interação com eles, está doando algo e isso gera autoridade e confiabilidade, esses dois adjetivos são muito importantes para o crescimento de uma marca.

Educar o mercado de atuação (Educação do seu público-alvo)

Uma das formas mais poderosas como estratégia de Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing é educar o público do eu nicho. Desta forma os seus mero assinantes se transformarão em leads e consequentemente os seus leads se transformarão em clientes. Isso se você conseguir educar de forma correta o seu público-alvo, e se logicamente, entender quem é a sua persona.

Engajamento de leads

Quando alguém se interessa pelo o que sua marca tem à oferecer, essa pessoa espera que você mantenha um contato com ela. Isso parece até “clichê”, mas muitas das empresas que atuam no mercado e que usam o e-mail como forma de estratégia, simplesmente se esquecem disso.

O e-mail é uma forma estratégica de se conseguir engajamento com sua base de clientes. Se você pular essa etapa a sua estratégia não irá funcionar, você se frustrará e encontrará uma forma de culpar a ferramenta, mas saiba que tem muita gente ganhando bastante dinheiro com boas estratégias de e-mail, é interessante que você consiga fazer isto com eficiência, para poder colher os resultados com uma velocidade e qualidade.

Converter

Já não é novidade que muitas empresas usam as ferramentas de e-mail para impactarem o mercado com grandes promoções. Desta forma, essas empresas tem mais uma opção de mostrar o que elas tem diferencial e conseguem vender mais.

Hoje em dia ainda não é possível fazer compras diretamente no e-mail, somente há essa opção quando se clica em um link e se é direcionado para outra página, isso vai mudar.

Futuramente será possível comprar diretamente no e-mail, sem precisar ser enviado para nenhum outro lugar.

Se você estimular os seus leads de forma educativa e conseguir alinhar isso com bons produtos que resolvem dores, você terá em mãos uma ferramenta poderosa, capaz de trazer um crescimento gradativo do seu negócio.

Criar relacionamento entre a empresa e os seus clientes

Uma parte que muitas empresas não fazem com qualidade e que você deveria usar como estratégia é o pós venda.

Sim, ele é trabalhoso, você terá que se comunicar com o cliente que já comprou de você e isso pode soar como chato, mas é aí que você se engana.

Quando você cria uma comunicação com os clientes que já compraram de você, sua empresa estará solidificando essa parceria, entre a empresa e o cliente. Já se é comprovado que os clientes que já compraram de você, tem uma porcentagem gigantesca de esses mesmos clientes voltarem a comprar de você, inclusive produtos mais caros.

É bom que você não deixe essa dica de lado, adote-a como estratégia e veja um crescimento incrível do seu negócio.

Acesse também este artigo completo sobre os melhores cursos de SEO do momento!

Por que devo utilizar o email marketing como forma de estratégia?

Como já foi dito, o e-mail marketing é uma forma real de estratégia poderosa e ela inda funciona de forma incrível.

Veja logo abaixo as vantagens de usar essa estratégia no seu negócio:

Alcance Gigantesco

Só para que você possa ter uma ideia, segundo a Radicati, em 2015 existiam mais de 2,4 bilhões de usuários de e-mail, e o crescimento pode ser de 0,4 bilhões até o começo de 2019.

Sem falar que quando você entrar em um site e precisa fazer um cadastro, quais são normalmente as informações pedidas? E-mail e senha não é verdade? Porque você acha que todo site possui um cadastro de e-mail? Porque à partir dali, será criada uma forma de se comunicar com o lead, fazendo com que ele se transforme em cliente durante a interação do conteúdo dado pela sua empresa.

Alcance previsível vs imprevisível

Você saiba que quando você faz uma postagem em uma rede social, como o Linkdin, a sua postagem alcançará um número x de pessoas? Isso simplesmente acontece porque essas plataformas possuem algorítimos e elas querem que os sua base de usuários pague para conseguir ter mais visitantes em seus negócios.

Resumindo: você nunca terá controle sobre as suas postagens. Elas irão sempre funcionar de forma imprevisível.

Se tratando de email marketing, isso não acontece. Você terá a mensuração dos dados e quantidade de leads que você irá nutrir com suas mensagens. Você poderá adotara uma estratégia para atingir um público específico que esteja mais quente da sua lista de e-mail e isso faz total diferença em uma boa estratégia de marketing.

Formas diferenciadas de envios e layouts

O e-mail é o tipo de ferramenta perfeita para um profissional que atua no marketing digital. Você não terá limites de palavras e frases, você pode colocar imagens, a logo da sua empresa, uma imagem promocional atrativa e várias outras formas de prender atenção do seu lead.

Com as ferramentas de e-mail marketing, hoje já é possível inclusive utilizar templates prontos com facilidade de utilização da tecnologia de Drag and Drop (arrasta e solta), que faz total diferença, conseguindo simplificar a sua vida na hora de escolher um bom layout para o seu e-mail.

Não podemos esquecer dos links. Você poderá guiar o seu lead dentro do e-mail para que ele possa clicar e ir direto para uma página de vendas ou para baixar um e-book, por exemplo.

Baixo custo e alto retorno financeiro

O mais bacana de tudo é que a estratégia de email marketing não gera custos altos para uma empresa. Você praticamente irá precisar somente de 3 detalhes:

  1. Uma ferramenta de e-mail marketing;
  2. Um domínio (diegobrasileiro.com exemplo de domínio);
  3. E de uma pessoa para fazer a estratégia, caso você não se sinta apto para isso;

Um fator importante para se ter bons resultados quando se trata de estratégia de e-mail marketing, é escolher uma boa ferramenta para este fim.

Existem opções gratuitas e opções pagas. Mas, independentemente da ferramenta que você escolher paga por exemplo, fique tranquilo, você investirá muito pouco, na maioria das vezes nem 100 reais.

Duas boas ferramentas de e-mail automáticas gratuitas são: Mailchimp e E-Goi.

Elas também possuem opções pagas quando você atinge um número expressivo de leads na sua base.

3 Tipos de e-mail que você precisa conhecer para usar como estratégia no seu negócio

Para que você consiga clarear melhor as ideias sobre a estratégia correta de e-mail marketing para usar no seu negócio, é muito válido conhecer alguns tipos de e-mail que podem ser validados para uso na sua estratégia como forma de envio.

Newsletter

A famosa newsletter são boletins informativos, nesta estratégia você vai nutrir a sua base de leads com as novidades que estão acontecendo na sua empresa, ela é usada principalmente como forma de educar os leads.

Se você quer ter sucesso com este tipo de estratégia, é interessante que você entenda o seu público para nutri-los com informações pertinentes ao que eles necessitam.

Aqui, você poderá incluir links fazendo com que o seu leitor acesse o seu site. Além desta estratégia ser interessante para trazer tráfego, ela é fundamental para se construir uma base sólida de leads que em um futuro próximo se tornarão clientes.

Convide os seus leads para eventos

Se você usa eventos como uma forma de estratégia na sua empresa é interessante unir isso ao e-mail marketing.

Para que você mostre de uma forma atrativa é interessante que você consiga quebrar as objeções do seu público nesta etapa.

Mostre os benefícios do evento de forma clara e objetiva, tenha todas as informações relevantes referente ao loca, hora, data, limite de ingressos e outros detalhes que fazem a diferença. Logicamente não vá esquecer de colocar o link para que a pessoa possa adquirir o ingresso para o seu evento.

Emails de nutrição de leads

Dependendo da ação que a sua persona decidir fazer dentro do seu blog ou site, você pode querer inseri-la em um fluxo de nutrição. A nutrição consiste em uma série de emails com conteúdo relevante e segmentado. Como o nome sugere, esses são emails que ajudam a lead a caminhar pelo funil de vendas até uma posição clara de compra.

Identificando um grupo de contatos que você sabe que tem interesse em um assunto específico, você pode continuar a conversa com mais conteúdos relevantes e segmentados que aumentam a probabilidade dessas leads continuarem em contato com a sua empresa.

Emails de nutrição de leads

É interessante em uma estratégia de e-mail marketing usar a nutrição de leads. Essa é uma forma de enviar uma série de e-mails relevantes de forma segmentada.

Isso irá ajudar o seus leads caminharem pelo funil de vendas até estarem aptos para compra.

Quando você identifica um grupo específico de pessoas que são interessadas em um determinado assunto, você pode trazer a resolução das dores desses futuros clientes em forma de conteúdo gratuito, conseguindo assim: prender a atenção, criar engajamento, conhecer melhor o seu público-alvo e consequentemente vender.

Ferramentas de Email Marketing

Se você empresa ou pessoa física está adotando como forma de estratégia de Marketing Digital, usar o e-mail marketing, você deve ter encontrado algumas dificuldades correto?! Normalmente se tem problemas em conseguir gerenciar uma lista grande de contatos ou enviar emails em grande quantidade.

É aí que as ferramentas de email marketing entram.

Quando se utiliza um software de email marketing é possível:

  • Visualizar quantidade e segmentar os seus contatos: você terá o controle necessário para enviar o conteúdo certo para o público exato;
  • Templates e layouts: você terá vários templates prontos e inclusive poderá configurar da forma que você acha ideal para o seu negócio, lembre-se de sempre utilizar ferramentas que são responsivas (que podem ser vistas em mobiles de forma clara, assim como no computador);
  • Acompanhar métricas de desempenho: você vai conseguir ver em um software de email quantas pessoas abriram seus e-mails, quantos cliques você teve em tal campanha e várias outras possibilidades de controle de crescimento e acerto de estratégia;
  • Automatização de disparos de e-mail: você poderá deixar e-mails prontos e ainda poderá escolher a data na qual você irá enviar um determinado conteúdo.

Como planejar e fazer campanhas de Email Marketing

Quando se começa uma estratégia de email marketing, se faz necessário ter em mente os seguintes pontos: planejamento do seu público, qual frequência serão feitos os disparos, elaboração de templates e as famosas segmentações.

Vamos destrinchar cada uma delas logo abaixo, confira:

Planejamento de público – Quem é o seu público?!:

Essa é uma parte fundamental da estratégia. Quando se conhece o seu público, você terá a chance de conectar melhor o que sua empresa tem à oferecer com o que os seus clientes realmente precisam e isso é fundamental para se ter sucesso na sua estratégia.

Você precisa entender quem é o seu público-alvo e quem é a persona ideal deste público-alvo.

Para facilitar a sua vida, irei apresentar uma ferramenta muito bacana e gratuita da Resultados Digitais: Gerador de Personas!

Você irá otimizar o processo do entendimento do seu público em alguns minutos e isso é incrível.

Agora se faz necessário entender o seu objetivo.

Objetivo da campanha

Qual é o seu intuito neste tipo de estratégia, você quer: vender, educar ou informar?

Responda essa pergunta para si mesmo e terá a resposta.

Essa é uma pergunta que só você e sua empresa podem responder, pois cada negócio possui uma estratégia personalizada.

Qual é a linguagem melhor a ser utilizada no seu negócio?

Cada negócio tem uma forma de comunicação diferente, ela pode ser mais formal ou informal.

Por exemplo: se você tem um escritório de advocacia, não será interessante usar uma comunicação de uma loja de roupas alternativas.

Isso não irá criar a interação que o seu público-alvo precisa.

É de muita importância estabelecer uma linguagem padrão e segui-la à risca.

Qual é a ideia de sucesso que você tem à respeito da sua estratégia de email marketing?

Essa é basicamente a sua meta, o que você quer atingir, quantas vendas você quer fazer, quantos leads você quer a mais na sua lista?

Criação de Templates

Um ponto muito importante na hora da criação de templates e layouts para seus emails, é padronizar cada um deles com a cara da sua empresa.

Você precisa manter uma constância no layout dos seus emails, pois assim a sua empresa será reconhecida de forma mais simples.

Veja algumas dicas muito úteis na hora de elaborar um bom layout de email para o seu negócio:

  1. Use Call-to-Action no início do e-mail: seus leads precisam entender a sua proposta logo de início, pois poucos rolam para baixo no intuito de visualizar todo o conteúdo;
  2. Use uma proporção de 60% texto e de 40% de imagens: desta forma você deixará seus e-mails mais leves e estruturados;
  3. Use ferramentas para diminuir otimizar as suas imagens: no site da Tiny você conseguirá fazer isso facilmente;
  4. Insira no máximo 3 CTAS (Call-To-Action) por e-mail e tenha somente um único objetivo em cada campanha;
  5. Mantenha a opção de descadastrar disponível: com isso você diminuirá suas taxas de reclamações;

Planejamento de frequência de envio

Agora que você já entendeu como planejar e já sabe as boas práticas do email marketing, vamos agora estabelecer o momento certo para envio das suas mensagens via email. Desta forma, você irá de forma otimizada se relacionar melhor com o seu público.

Você precisa encontrar um meio termo entre vários envios e poucos envios.

Caso você envie muitos emails sua taxa de abertura irão diminuir gradativamente, pois você se tornará chato.

No caso de enviar poucos e-mails o seus leads esquecerão de você facilmente. Por este motivo se torna tão importante encontrar o meio termo.

Veja as etapas a serem seguidas:

Controle de Frequência:

Frequência de email significa: quantos emails sua empresa irá automatizar em um período específico.

Para início é interessante você manter uma frequência de disparo de 1 e-mail por semana, sempre é interessante controlar e medir a frequência exata para o seu negócio, seja para mais ou para menos.

Algumas empresas conseguem fazer excelentes campanhas com 1 email por dia, em outros casos, essa prática não fará muito sentido, e neste caso os e-mails terão que ser enviados 1 ou no máximo duas vezes por semana, veja a forma que melhor se encaixa no seu negócio. Teste!

Regularidade:

Quando se fala de regularidade de envio de emails, queremos definir qual será o melhor horário para envio dos mesmos.

Para que você tenha sucesso neste ponto, será necessário entender em que horário os seus leads preferem e gostam de receber emails.

Quando você cria um padrão e acerta, será bem mais fácil conseguir os objetivos que foram traçados.

Segmentação de público

Para que seja certeira a forma correta de envio de emails, atingindo o público correto, divida o seu público em nichos. Desta forma, você conseguirá entregar o que um determinado público precisa e isso vai otimizar a sua campanha.

Conclusão

Bom, espero ter deixado claro várias etapas que são primordiais para o sucesso com uma campanha de email marketing.

Como já foi dito, o email marketing não morreu e se você não adotou esta como forma de estratégia, você está perdendo dinheiro.

Por isso, cuide em começar o quanto antes, pois eu tenho certeza que a sua concorrência estão utilizando este tipo de estratégia para aumentar as conversões de seus produtos e ou serviços.

Então é isso, espero que tenha gostado do artigo. Se ficou qualquer dúvida, deixe-a aqui em baixo nos nossos comentários, tem alguma sugestão, não se acanhe, comente aqui em baixo, teremos prazer em conversar com você. Até logo.

Facebook Comments

Diego Brasileiro

Comentários

Siga-nos

Não seja tímido, acesse nossas redes sociais. Adoro conhecer novas pessoas que possuem um interesse nos temas abordados neste blog.