4 Dicas de Como ter Ideias para Escrever e Como Escrever Melhor

Tempo de leitura: 6 minutos

4 Dicas de Como ter Ideias para Escrever e Como Escrever Melhor
4.7 (93.33%) 12 votes

Olá, seja muito bem vindo.  Tenho certeza que você chegou até aqui porque tem interesse em saber como ter ideias para escrever e como escrever melhor os seus artigos, ou o que você tiver interesse em escrever.

Essas dicas exclusivas vão funcionar praticamente em todas as situações na escrita.

Fique ligado nos detalhes e leia até o final.

Tenho certeza que esta matéria vai ser de grande ajuda para sua evolução.

Muitas vezes temos bloqueios de criatividade, e isso pode ser um grande pesadelo para você sair do zero na sua escrita.

Não importa o quão bom você seja ao tentar escrever algo, sempre haverá dias em que você ficará preso em alguma parte do texto, esse bloqueio é bem comum com a maioria das pessoas que gostam de escrever.

Você já passou pela situação de tentar escrever uma frase e ela fica meio sem sentido, você acaba tendo que apagar e escrever de novo e esse pode ser um processo que acabe com seu interesse de continuar escrevendo algum texto específico.

Agora a grande verdade é basta a forma certa, ajustar alguns detalhes que você conseguirá entender como ter ideias para escrever e como escrever ainda melhor.

Sabendo disso preparamos um guia com 7 dicas exclusivas de como ter ideias para escrever e de como escrever melhor os seus textos.

Confira agora!

1 – Anote Tudo Boas Ideias

As melhores ideias, muitas vezes costumam aparecer nas piores horas possíveis.

Principalmente quando não estamos focados nas tarefas naquele momento, estamos até fazendo outras coisas e aquela ideia vem.

Esse pode ser um problema, mas somente se você não anotar essas ideias novas e diferentes.

Anote em qualquer lugar que seja, o importante aqui é não perder a chance de ter a sua ideia guardada, para que você possa utilizar no momento certo.

Já anotei novas ideias em guardanapos, celular, bloco de notas, em tudo que você imaginar.

O importante é você não perder esses insights.

Vou citar aqui alguns dos aplicativos e programas que uso para que você possa se organizar com eles.

Inclusive existem maneiras de você conseguir conhecer melhor o seu público e conseguir ter excelentes ideias sobre diversos tipos de assunto.

Criando uma forma de escrever diferente e que vai mudar o seu negócio.

Segredos dos Artigos Matadores é nome dessa maravilha, clique no link e conheça.

Afinal de contas ter ideais e saber como escrever melhor é de muita importância, principalmente se você trabalha com produtos digitais.

como escrever melhor

2 – Leia Mais

Ler é e sempre foi o melhor exercício para mente.

O ato de ler pode te trazer grandes vantagens na frente da sua concorrência, pois você terá ideais novas sempre, principalmente se você ler sobre o assunto que você atua.

Não existem só livros tá, quando falamos de como escrever melhor e de como ter ideais para escrever bem.

Você pode muito bem acessar blogs que você sabe que são bons, que tenham artigos bem escritos.

Essa pode ser a chave para que você consiga evoluir cada vez mais, e trazer algo único para sua audiência.

Caso você seja um cara que prefere livros, vou te dar algumas dicas de leitura que vão com certeza melhorar a sua escrita para sempre:

  • A arte da ficção (David Lodge). Esta maravilha de livro apresenta mais de 40 temas que pertencem à ficção, desde o início de uma história até o seu fim. Para cada tópico, David traz exemplos e os comenta, criando uma rica experiência de descoberta para o seu leitor.
  • A jornada do escritor (Christopher Vogler). Super recomendo esta maravilha de livro para quem quiser compreender como funciona a Jornada do Herói, a estrutura mítica básica analisada pelo mitólogo Joseph Campbell. Ainda que se concentre no cinema, as informações deste livro sobre as etapas da jornada e os arquétipos dos personagens são muito esclarecedoras.
  • Como escrever diálogos; Como narrar uma história (Silvia Adela Kohan). Dois em um: os livros de Kohan são pequenos manuais para resolver problemas específicos na escrita. No caso destes dois, ela ensina a tratar os conversas (diálogos), essa arte difícil, e também a organizar a narrativa de uma história, algo que muitos escritores iniciantes têm dificuldade para fazer.

3 – Tome Café (Simples Assim) 🙂

Você talvez até já saiba, mas vou dar detalhes aqui porque o café pode realmente melhorar a sua forma de como ter ideias para escrever e de como deixar o seu cérebro “tunado”.

É comprovado cientificamente que o café é capaz de aumentar a qualidade física e cerebral.

Durante 40 minutos você vai ter um funcionamento melhor do seu cérebro, fazendo assim com que ele funcione melhor sempre que você tomar aquela xícara de café.

Isso é nada mais nada menos por conta da cafeína, existem chás também que podem conter a cafeína e um deles é o chá verde.

O chá verde tem um ponto forte nele, pois além de melhorar a sua produtividade física e mental, ele acelera o metabolismo, te dando queima calórica durante os seus goles.

Veja nosso artigo que ensina como produzir mais em menos tempo!

4 – Descansar Também faz Parte do Processo

Muitas vezes você passa muito tempo fazendo as suas tarefas e escolhe um momento ruim para começar a ter ideias para escrever.

Então as vezes é melhor você descansar um pouco, assistir um filme, dá uma cochilada, eu mesmo faço isso e sempre volto renovado.

Nosso cérebro como qualquer parte do nosso corpo também cansa, nesse determinado momento, faça uma pausa obrigatória.

Quando você retornar, irá perceber que sua mente vai estar mais limpa e preparada para escrever novamente.

Além disso, novas ideias irão surgir e isso é muito bacana.

Se você se organizar bem sempre você terá excelente em mente como ter ideias para escrever e como escrever melhor vai se tornar algo diário para você, essa evolução nunca vai parar.

Veja também esse infográfico completo de como o cérebro aprende cada tipo de conteúdo:

Agora que você já está ciente do que precisa saber para entender como ter ideais para escrever e como escrever melhor, conte para nós o que você faz hoje que te ajuda a escrever melhor seus textos.

Comente aqui em baixo, suas dúvidas e sugestões.

Até a próxima.