Diego Brasileiro
como ser persuasivo

Como ser persuasivo: Os 4 Passos para dominar qualquer situação

Como ser persuasivo: Os 4 Passos para dominar qualquer situação
5 (100%) 3 votes

Caso você esteja tentando fazer alguma compra, como um computador por exemplo ou quer pedir um aumento ao seu chefe, você pode usar algumas técnicas que vão te ajudar a alcançar qualquer objetivo que envolva a persuasão, mas você sabe como ser persuasivo de verdade?

Muitos acham que realmente conseguem persuadir ou simplesmente se auto-intitulam “vendedores natos”.

O problema é que isso não existe, a persuasão é uma ciência e para entendê-la de maneira completa você precisa aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto.

Foi pensando nisso que listamos aqui os 4 passos mais importantes de como ser persuasivo.

Agora antes disso, a gente precisa entender o que é persuasão e qual é a diferença entre suas adjacências.

Convencer, persuadir e manipular, é tudo a mesma coisa?

Persuasão:

Persuasão é uma forma de comunicação que tem como base, utilizar recursos emocionais para conduzir alguém a aceitar uma atitude, ideia, ou realizar algum tipo de ação.

Na persuasão normalmente todas as partes saem ganhando, ela é usada para a pessoa dizer um sim para se mesma e agindo de acordo com cada situação proposta.

Manipulação:

A manipulação já é usada de uma forma diferente da persuasão.

Na manipulação não são medidas as questões éticas do indivíduo manipulador, ela é usada para alguém fazer alguma coisa que trará o benefício somente para uma das partes.

Convencimento:

Convencer é bem parecido com persuadir, no dicionário inclusive elas tem o mesmo significado e são palavras sinônimas.

Significado de convencer segundo o Dicionário Aurélio:

Convencer é um verbo transitivo, o ato de convencer é levar alguém a reconhecer uma realidade, apresentando argumentos ou provas: é difícil convencer um teimoso.

Persuadir de determinada coisa: convenceu-o a abandonar o emprego.

Sinônimos de Convencer: persuadiraliciaratraircativarincutirinduzirinstigarseduzir.

Eu posso convencer qualquer um, se antes eu conseguir convencer a mim mesmo.

Sepp Nagle, Munique, Alemanha.

Dica 1: Como ser Persuasivo Pensando como um mestre das vendas

Um grande vendedor é um ser altamente persuasivo. Normalmente esta pessoa é muito complexa e polêmica.

Ser um “mestre das vendas”, implica em ser alguém eternamente otimista, a sua personalidade pode inspirar, ele pode conseguir fazer amigos ou até mesmo inimigos em questão de segundos.

Um verdadeiro mestre das vendas é uma pessoa que é 100% convencida de que o futuro não trará nada além de muita sorte e grandes realizações.

Eles são abençoados com um espírito que procura continuamente o que há de vantajoso e brilhante nos outros, sempre estão em alertar e prontos para incentivar, ajudar e aconselhar.

As grande mentes persuasivas são extremamente determinados com sua independência, vivendo diariamente em um mundo que o mais forte dos seres humanos não aguentaria um dia.

Eles contam somente consigo mesmos para atingir o sucesso, eles vivem em uma atmosfera que não possui limites, horizontes ou regras fixas.

Isso faz deles um grande exemplo para poder definir uma personalidade que é capaz de fazer tudo para conseguir conquistar algo, vender alguma coisa ou convencer alguém. Isso sem perder a ética e a compostura.

Eu vendo com o coração, e não com um discurso escrito e previsível.

Omar Boco, Joanesburgo, África do Sul.

Dica 2: Saiba e consiga enxergar o quanto você é bom em cada situação

Todos os grandes vendedores mestres, não se importam com a empresa que trabalham ou o nicho que atuam, eles tem a certeza absoluta que são excelentes no que fazem.

Não importa o quanto sejam modestos, o quanto eles pareçam ser enganadores ou arrogantes, eles acreditam profundamente que não existe ninguém neste mundo, capaz de vender melhor do que eles.

Por conta desse ego construído diante de vários anos de sucesso no trabalho, os vendedores mestres sempre mantêm uma atitude positiva em qualquer situação, independentemente do quanto elas pareçam ser ruins, eles são constantemente abastecidos pela ideia de que “eu sou o melhor no que faço”.

Por isso, pense como um mestre das vendas e consiga essa raiz do poder da autoestima enraizada.

Eu prefiro muito mais sonhar e arriscar, do que simplesmente sobreviver e me arrepender.

Bill Olsen, Dallas, EUA.

Dica 3: Guarde os seus assuntos para você mesmo

Os grandes vendedores mestres sempre guardam seus assuntos para si mesmos, isso falando tanto da vida profissional quanto a pessoal.

Eles imaginam que toda pessoa que tem interesse em você, geralmente é por terem seus próprios motivos, e se pode assegurar que estes motivos não beneficiam ninguém, além deles mesmos.

Os grandes mestres das vendas sabem que quando alguém pergunta como eles estão, 80% dessas pessoas não se importam se eles estão com problemas e os outros 20% estão felizes por eles estarem assim.

Tendo isso mente, seja como um vendedor mestre, sempre responda que está tudo bem, quando lhe perguntarem.

Se você mantiver sempre os seus assuntos consigo mesmo, você será mais bem-sucedido do que qualquer um outro que revele o que pensam e sentem. Esta é uma prática para “idiotas”, provoca convite para fofocas, especulações e rumores. Esses são 3 passos que podem te levar para a beira do precipício em um curto período de tempo.

De certas pessoas eu espero golpes baixos, mas é óbvio que não vou dar munição para tal feito.

Lorde Esterbrook, Southampton, Inglaterra.

Dica 4: Só você conhece a si mesmo

Quando alguém chegar para você e dizer “Eu sei o que é melhor para você” ou “Eu o conheço tão bem, acho que você deve fazer isto e não aquilo”, leve tudo na esportiva, você deve ter em mente que se conhece melhor do que qualquer um, tenha essa segurança de si mesmo.

Esta é uma prática de ser 100% independente, você vai conseguir guardar melhor as suas emoções e aquilo em que acredita.

Se você mostra para tudo e todos os seus pontos fortes e fracos, você dará oportunidade para alguém conseguir controlá-lo.

Dar de mão beijada suas informações é o mesmo que diminuir suas técnicas mais persuasivas.

Você precisa aceitar correr riscos diários para seguir sua paixão e conseguir finalmente conquistar o seu destino, agora lembre-se, sempre mantenha suas cartas perto do corpo!

Dica 5: Entenda sobre o que você está falando

Pesquise, saiba tudo o que você precisa sobre algum produto, assunto ou informação que você precise para convencer alguém.

Você perderá tudo se deixar a pessoa a ser persuadida, notar que você não entende sobre o assunto do produto ou serviço, você vai perder todo e qualquer cliente agindo desta forma.

A segunda parte agora é se preparar perante aos argumentos utilizado pela parte a ser persuadida.

Tente sempre conhecer a maior parte dos argumentos em alguma situação que envolva a sua habilidade de persuadir.

Agora, se mantenha calmo.

Se você deixar transparecer o nervosismo, você perderá total confiança da pessoa que está prestando atenção em algum tipo de apresentação sua.

Criar um vínculo emocional é muito importante durante alguma apresentação.

Sempre é interessante envolver a pessoa que você quer convencer a comprar ou fazer algo.

Se você conseguir pegá-la pela emoção, as suas chances de sucesso irão dobrar.

Você quer se tornar um produtor de conteúdo? Veja esta matéria!

Dica 6: Procure o ator que há dentro de você

Os grandes profissionais de vendas do mundo, sabem que se o cliente não estiver em estado de relaxamento e atento, a venda não acontecerá.

Os clientes sempre querem sentir que lidam com uma pessoa em que eles podem ter total confiança, eles querem se sentir seguros para compartilhar sua visão pessoal sobre o assunto.

Outro aspecto que a maioria dos clientes tem é precisar se divertir, de forma consciente ou não.

Tendo essa informação altamente valiosa, você deve agir de forma diferente de acordo com cada cliente, você tem que ter em mente uma das regras mais valiosas do mundo das vendas: “fique feliz quando alguém ficar feliz e fique triste com pessoas tristes”.

Depois que você conseguir driblar essa fase da venda, você e seu cliente irão estabelecer uma emoção comum.

Você precisa ser um dos maiores atores que existem no mundo, os grandes vendedores são assim.

Não tenha medo de usar todos os recursos e todas as ferramentas disponíveis para destacar o seu talento e o seu produto ou serviço.

Dica 7: Crie uma necessidade

Antes de começar a usar seus argumentos de convencimento, sempre faça a pessoa a ser convencida ver a necessidade de ter aquilo que você propõe.

Mesmo que não exista alguma alternativa visível, crie uma nova história, faça acontecer uma ilusão de uma necessidade.

Se você conseguir dominar esta parte, vai ter uma arma poderosa em mãos, facilitando toda e qualquer negociação.

Tente sempre usar evidências quando estiver tentando convencer alguma pessoa a fazer algo.

Se você conseguir mostrar de forma claro e apresentar fatos reais da sua ideia de forma objetiva, vai ficar mais difícil conseguir contrariar as suas ideias.

Isso fará com que a pessoa compre com mais facilidade ou faça algo que você queira de forma mais simples.

Elaboramos um e-book onde você vai aprender alguns dos segredos dos mestres das vendas:

seta para download do e-book os segredos dos mestres das vendas

botão eu quero baixar o e-book os segredos dos mestres das vendas

E aí, gostou do conteúdo? Coloque suas opiniões logo abaixo, teremos o prazer em te responder! Tem alguma sugestão de melhoria? Também adoramos melhorar e estamos constantemente buscando isso. Será um prazer sanar qualquer dúvida ou trocar uma ideia com você. Ah, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Facebook Comments

Diego Brasileiro

Comentários

Siga-nos

Não seja tímido, acesse nossas redes sociais. Adoro conhecer novas pessoas que possuem um interesse nos temas abordados neste blog.