Diego Brasileiro
como se tornar um redator freelancer

Entenda o que você pode fazer para se tornar um redator freelancer e ter sucesso nessa profissão!

Entenda o que você pode fazer para se tornar um redator freelancer e ter sucesso nessa profissão!
5 (100%) 1 vote

Seja através de artigos em blogs, vídeos que você assistiu no Youtube ou qualquer outro lugar onde você busca conhecimento, com certeza você já deve ter ouvido falar que alguém se auto-denominou “Redator Freelancer”, ou “Redator Web“. Devido a grande procura por esses profissionais no mercado muita gente tem interesse em se preparar para dominar o conhecimento necessário para se tornar um redator profissional, isso acontece porque o Marketing de Conteúdo está em constante crescimento, mas também está em constante mudança e isso faz com que a maioria dos “aspirantes a redatores” não entendam como se tornar um redator freelancer profissional.

O bacana desta área é que os horários são muito flexíveis e isso possibilita diversas pessoas terem a oportunidade de complementarem a sua renda ou fazer desse trabalho a sua renda principal.

Mas e aí, como se tornar um redator freelancer? O que realmente faz um redator? Fique tranquilo, temos as respostas para todas as suas perguntas e de outras também.

O que é um redator web/ghost writer/redator freelancer?

Ghost Writer, redator web ou Redator Freelancer são profissionais contratados para elaborar textos. Esses textos devem ter:

  • Público alvo definido;
  • Pauta definida;
  • Adequação do tipo de linguagem;
  • Referências;
  • Direcionamento textual;
  • Palavras-chaves bem trabalhas e escolhidas da melhor forma possível;

Existem empresas que são bem organizadas que ainda podem facilitar o trabalho de um redator, essas mesmas empresas possuem a sua própria pauta de texto a ser escrito (pitch), com todas as informações que devem estar presentes no texto contratado.

Trabalhos são dos campos de conhecimentos mais diversos possíveis, agora você não precisa pegar qualquer serviço proposto. Quanto maior o seu entendimento daquele tema, melhor será a sua comunicação com aquele determinado público.

Existe algum tipo de direito autoral para esses textos produzidos? De quem é o direito autoral dos textos produzidos?

Em termos relacionais entre a empresa que contrata o seu serviço e você o redator, sempre os direitos autorais de um texto vendido para uma determinada pessoa ou empresa que você cria pertencem exclusivamente a essa pessoa ou a empresa que você forneceu seu trabalho.

Resumindo: você também irá vender os direitos autorais de uso do seu texto.

Desta forma, e-books, posts, artigos e outros tipos de conteúdos textuais podem ser publicados sob a autoria de quem contratou o teu serviço, não haverá necessidade da empresa usar você como referência de criação. Isso também faz com que o conteúdo produzido seja de uso exclusivo da empresa, ou seja não poderá ser copiado ou usado sem a autorização da mesma.

Onde seus textos serão utilizados?

Os textos que você produzirá serão alocados em grande variedade de lugares e terão diversos propósitos. Abaixo irei citar um exemplo.

Caso por exemplo, você produza um e-book sobre métodos de vendas e dicas sobre como alavancar as vendas de uma empresa, esse material poderá ser distribuído para os clientes da empresa que comprou o serviço de você, poderá ser usado como forma de atrair autoridade em vendas e fechamento de negócios.

Essa regra é igual para produção de conteúdo para blogs e sites, no intuito de educar os leitores e trazer novas possibilidades.

Você consegue enxergar os objetivos dos seus clientes?

A regra mais importante para você quer entender como se tornar um redator freelancer é encaixar o texto produzido com os objetivos do seu cliente (empresa ou profissionais autônomos). 

Nada adianta escrever um texto que não é direcionado para um público específico, seu trabalho vai ser descartado com muita facilidade.

Na realidade, seguir a pauta de um conteúdo (pitch) com exatidão é a melhor estratégia para criar a comunicação ideal dentro do seu texto, conseguindo assim desenvolver algo que vá atender a real necessidade do seu cliente vigente.

redatora freelancer

Por que devo me tornar um redator freelancer?

Existem muitas vantagens para que quer trabalhar como redator freelancer. Irei listar abaixo algumas das grandes vantagens que você poderá ter:

  1. Comodidade: você terá a chance de fazer o trabalho da própria casa;
  2. Não terá obrigação de ter horários fixos a serem cumpridos (Mas o cumprimento de serviços dentro dos prazos é fundamental);
  3. Flexibilidade: você terá o controle de qual trabalho aceitar, que tipo de texto você quer escrever;
  4. Você poderá manter o seu trabalho atual e usar as horas vagas (finais de semana por exemplo) para poder praticar a sua nova modalidade de trabalho e fazer uma boa grande extra;

Eu poderia continuar falando várias outras vantagens que um redator freelancer tem. Além de você ter mais flexibilidade, ter a chance de trabalhar com algo que você realmente gosta, perto da sua família ou aumentar a sua renda, ser um redator freelancer profissional pode ser muito divertido e você ainda por cima evoluirá bastante como pessoa.

Abaixo eu vou listar os 7 motivos pelos quais você deveria se tornar um redator profissional!

1# Flexibilidade na escolha de trabalhos e clientes

Esse é um tema um pouco complexo, porque cada pessoa possui a sua ideia de flexibilidade, muitos inclusive tendem imaginar que flexibilidade é “trabalhar como e quando quiser”. Embora não deixe de ser verdade, ser o dono de seu próprio negócio pode mostrar para você que a flexibilidade tem um limite. Mas a realidade é que ser um freelancer é muito interessante e se você tem o controle da sua pessoa e sabe que terá grandes resultados e fará tudo para conseguir isso, você poderá ponderar a escolha de trabalhos e clientes sem medo.

Você pode ter chegado aqui porque está sem trabalho no momento, talvez você tenha acabado de sair de uma empresa. Isso aconteceu comigo a muitos anos atrás, foi assim que me tornei um freelancer e evoluí durante esse tempo, sendo hoje considerado um especialista em Marketing de Conteúdo.

Um dos maiores motivos para essa procura que cresce a cada dia (trabalho de freelancer) é o fato de não ter a certeza de sua permanência em uma determinada empresa que trabalha, principalmente para pessoas que trabalham com vendas, sei disso porque fui vendedor durante mais de 12 anos na minha vida.

Outro fator que traz vários profissionais para o mercado “freela” é o fato de terem que sair de casa e manter aquela rotina de ida e volta para o trabalho, essa pode ser bastante estressante não é mesmo?

O bacana de se tornar um redator freelancer é que você tem o controle do seu próprio trabalho, você tem a liberdade de escolher os projetos que realmente lhe atraem, quanto você cobrará por eles e como você abordará os temas contidos no seu serviço.

Muito mais do que trabalhar quando quiser, um profissional autônomo tem a chance de trabalhar no que quiser. Acredito que esse é um motivo considerável para se tornar um redator profissional.

2 # Essa será uma rotina profissional completamente diferente da que você tem hoje

Um ponto que não posso deixar de ressaltar aqui é uma rotina que o redator freelancer tem, você mesmo controla a sua própria rotina. Você poderá trabalhar na hora que preferir, mas essa é só uma das vantagens de trabalhar como um freelancer. Redatores profissionais podem definir da forma que preferir o seu processo criativo e meu amigo(a), isso faz total diferença.

Se você está tendo o mesmo sentimento que tive um dia, aquele de ver os seus dias se repetirem? Tenha ciência que como freelancer isso acontecerá quase que raramente.

Ser um “freela” é poder alternar as suas metodologias de produtividade, conseguindo encontrar assim o ritmo que se encaixa melhor no seu cotidiano em um determinado momento da sua vida.

O resumo de tudo isso é que você terá o domínio completo da sua rotina. Caso você não seja o tipo de pessoa que adora ver os dias passando da mesma forma dos dias anteriores, essa pode ser a vantagem que faltava para você tomar a decisão que precisa.

3# Possibilidade de trabalho exclusivo com aquilo que você gosta

Um fator que com que os redatores freelancers amarem seu trabalho é que existe uma possibilidade de descoberta daquilo que realmente lhe atraem.

Caso você não saiba, muitas profissionais freelancers inciaram os seus trabalhos escrevendo justamente sobre suas experiências anteriores, outros profissionais desta área conseguem enxergar a oportunidade de escreverem sobre seus hobbies.

Sendo um bom freelancer, vai chegar o determinado momento em que você realmente poderá escolher as tarefas que mais te agradam. Essa é uma vantagem muito importante deste trabalho, pois você poderá controlar a sua própria qualidade de vida.

4# Oportunidade de ensinar e aprender

Outro fator que atrai muitas pessoas para este trabalho é ter a possibilidade de não se estagnar em suas carreiras. Em um trabalho comum isso é muito mais fácil de acontecer.

Um freelancer está em constante evolução e não precisa se apegar a mesmice, muito menos se estagnar. Você terá a chance de aprender coisas novas todos os dias e além disso, poderá ensiná-las posteriormente através dos seus conteúdos.

No princípio você pode se apegar, por medida de conforto, a assuntos pertinentes ao seu ofício anterior, agora em um curto período de tempo você terá a segurança e verá o divertimento que é sair da sua zona de conforto, conseguindo assim expandir-se para “novos horizontes”.

Quando você ler um assunto e consegue entendê-lo, criando assim a capacidade de criar uma postagem é uma vantagem gigantesca para o seu crescimento profissional.

Vejo muitos colegas dessa profissão se apaixonarem por temas que eles jamais imaginavam, eu sou uma dessas pessoas, e uma coisa eu posso te dizer: quanto mais você aprende durante esta caminha, mais confiança e prazer você terá de entrar em temas e projetos que você jamais imaginou.

5# Possibilidade de viajar e trabalhar de onde quiser

É óbvio que eu teria que chegar nesse ponto. Afinal de contas, estar no ramo de redatores freelancers é se permitir mudar constantemente. Você poderá viajar para onde quiser e isso não irá atrapalhar o seu serviço, você poderá inclusive morar em outro país sem ter apego nenhum por uma localidade fixa.

Agora existem alguns pontos a serem alinhados para que você se permita mudar:

  • Disciplina e dedicação;
  • Planejamento financeiro;

Se você tiver o controle desses pontos importantes de organização pessoal, profissional e financeiro, você não terá nenhum limite que lhe prenda. Por isso seja organizado e saiba usar isso ao seu favor.

6# Melhore a sua renda

Já foi dito que um freelancer pode trabalhar quando realmente quiser certo, por isso esse profissional pode definir suas próprias metas, só caberá a ele conseguir cumpri-las.

Lembre-se que sua renda é variável, então fique atento ao princípio 5 e use ao seu favor a organização necessária.

Eu posso te dizer, nunca soube quanto eu iria ganhar no final do mês e isso me fez ir além, possibilitando ganhos que eu jamais teria imaginado.

Um dia já estive no lugar de um redator freelancer e além de ser prazeroso, você ainda tem a possibilidade de ganhar bastante dinheiro, inclusive, ainda mais do que você ganha ou ganhava no seu emprego tradicional.

7# Conseguindo ganhos constantes participando de plataformas

Para que você consiga a garantia dos seus ganhos financeiros como redator freelancer você não precisa está feito “louco” tentando cativar clientes e entrar em contato com todo mundo. Existem diversas plataformas que te possibilitam ter trabalhos constantes e assim você conseguirá não só manter uma boa renda, mas ultrapassar os ganhos pretendidos.]

Essas mesmas plataformas fazem a ligação da pessoa ou empresa interessada diretamente com o profissional freela, além disso você terá pessoas cuidando do processo de pagamentos, com atendimento e dando um suporte no qual fica difícil de se fazer só.

Outro detalhe bacana de se inscrever como redator freelancer em plataformas, é o fato de você conseguir aproximar aquela sensação de saber quanto vai ganhar no final do mês, essa mesma que você sente hoje ou sentia a pouco tempo.

Veja algumas opções de sites que aceitam cadastros de freelancers em diversas áreas:

    1. ComunicaGeral
    2. 99freelas
    3. Prolancer 
    4. Trampos.co 
    5. GetNinjas 
    6. Freelance Web designer
    7. Workana
    8. We Do Logos 
    9. Meu Redator 
    10. Vinte Pilla
    11. Mercado Livre

O Mercado Livre no caso, não se trata de uma plataforma especializada neste tipo de serviço, mas pode te ajudar a mostrar o seu trabalho e as pessoas com certeza entrarão em contato com você.

Esses são alguns exemplos, não são todos mas são alguns dos sites dos quais diversos profissionais entram todos os dias para fazer vários serviços de suas áreas.

Quanto ganhar um redator freelancer?

No Brasil praticamente não se tem estudos sobre este assunto. Mesmo lá fora, são poucos os estudos sobre o assunto.

pesquisa Mercado Freelancer, realizada pelas empresas WeDoLogos, 99jobs e Rock Content em 2017, estudaram a fundo o mercado brasileiro para este tipo de trabalho e viram que os valores recebidos eram bastante diversificados.

Eles tiveram como resposta os números: 26,2% tiram entre 1 mil e 5 mil reais por mês e 70,5% em média recebe abaixo de mil reais o mês.

Mas os números são muito relativos, todo o trabalho depende de você, se você tiver somado em você dedicação e paixão você irá superar qualquer estatística.

Lembre-se de cobrar os valores do seu trabalho por tarefa ou projeto. Desta forma, fica mais fácil conseguir se organizar e o seu trabalho estará relacionado diretamente a sua produtividade.

 

como me tonar um redator profissional

O que eu preciso saber para ser um redator freelancer?

Você sabe aquelas dicas que normalmente não dão de graça para pessoas que estão iniciando em uma área específica? Fique tranquilo, nós gostamos de passar o máximo de conhecimento possível e você vai receber isso gratuitamente. Separei aqui uma série de observações importantes para você começar a se preparar como redator freelancer.

Nunca pare de estudar

Todo mundo tem ciência que um belo texto deve ter:

  • Coerência;
  • Coesão;
  • Gramática bem aplicada;

Você precisa impressionar o público alvo, não estou falando para você procurar palavras difíceis no dicionário e sair colocando em textos, longe disso, você deve impressionar o leitor de acordo com o tema e o público a ser criada a comunicação.

A linguagem de um texto é escolhida com base nas dores daquele determinado público, isso não é escolhido de forma aleatória, fique atento a isso.

Você precisa além do já comentado, criar uma certa escaneabilidade. Esse fator é importantíssimo principalmente se você vai trabalhar com textos para blogs.

Como eu posso desenvolver essa visão?

Praticando e estudando sobre o assunto.

Veja esta matéria completa sobre o assunto.

Aumente sempre o seu “networking”

Uma forma muito bacana de você se tornar um grande redator freelancer é tendo a visão necessária para ampliar a sua rede de contatos, afinal de contas, “quem não é visto não é lembrado“.

Veja algumas formas de você conseguir expandir o seu negócio como redator profissional:

  • Inscreva-se em cursos que poderão aumentar a qualidade do seu trabalho;
  • Castra-se em plataformas que melhoram a qualidade do seu trabalho e te dão oportunidade de fazer serviços na sua área;
  • Participe de feiras e eventos de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e de assuntos pertinentes ao seu nicho;

Acompanhe os formadores de opinião

Para que você consiga se manter antenado aos temas pertencentes ao trabalho de redação freelancer, acompanhe as principais empresas e profissionais que constantemente publicam, ensina e falam sobre Ibound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO e outros assuntos da área.

Assinar listas de e-mail, as famosas “newletters” pode parecer uma besteira para você agora, mas são mais importantes do que imagina. Você nunca pode ignorar conteúdos de qualidade, eles servirão para melhoria do seu trabalho e minha dica é: reserve sempre um tempo para poder estudar esses conteúdos.

Crie seu portfólio online

Neste mercado é comum a solicitação do de trabalhos feitos anteriormente por você antes das empresas ou até mesmo pessoas de um determinado ramo solicitarem de você.

Logicamente esses clientes querem analisar a qualidade do seu trabalho. Será avaliado seu conhecimento gramatical e se a sua forma de escrever se encaixa no que eles tem em mente.

Então, é melhor você ter um portfólio para apresentar e realmente conseguir fazer com que a sua proposta seja condizente com o que seus futuros clientes querem.  Mostre conteúdos online que você já tenha criado e que tenham algo que se encaixe perfeitamente com o que eles procuram. Impressione os seus clientes!

Caso você ainda não tenha um portfólio online, fique tranquilo. Comece o seu blog e mão na massa.

A dica é: inicie um blog em uma área que você gosta e domina.

Não seja besta

Várias pessoas que trabalham como redatores freelancer tem alguma história para contar de algum cliente que não quis pagar ou quis dar uma de esperto.

Aprenda noções de negociação para aprender a quebrar objeções em vendas dos clientes.

Peça pelo menos a metade do pagamento para o seu cliente e diga que é uma norma para contratar, se puder pegue o valor interino e prove que você é alguém de confiança caso precise o seu cliente vai confiar em você.

Persista e siga sua intuição!

Assim como em qualquer outra área, para trabalhar como um freelancer profissional você precisa ser dedicado, pontual, determinado e resiliente.

Caso você ache que sabe fazer uma boa redação, saiba que você ainda não sabe escrever para a web, leia vários artigos de sites que possuem o conteúdo que você tem pretensão em começar a escrever e perceba o que eles fazem. Sempre procure essa informação na primeira página do Google, se eles estão lá é porque possuem relevância para as pessoas e consequentemente para os motores de busca.

Não precisa ficar preocupado com os nãos que você receber ou com alguns “não gostei muito”, por isso no começo cobre pouco por seus artigos, afinal, você está aprendendo. Agora não vá tentar iniciar se você não tem nenhuma segurança. Tente pegar alguma certificação gratuita caso não possa investir em conhecimento agora.

Caso possa investir eu indico o melhor método do Brasil para você, os criadores deste método são Alex Moraes e Rafael Rez. Eles são feras com mais de 12 anos na área de Marketing de Conteúdo e podem te transformar como profissional.

Se você quiser conhecer, Clique no Botão abaixo e se especialize na área que mais cresce no Marketing Digital:

Marketing de Conteúdo Nova Escola de Marketing Alexes Moraes

quero saber mais sobre o curso de marketing de conteúdo da Nova Escola de Marketing - Rafael Rez e Alex Moraes

Informações fundamentais para o destaque de um redator frelancer?

Bom, agora que você já sabe o que precisa fazer para entender como se tornar um redator freelancer, veja mais algumas dicas para se destacar nesta área:

  1. Procure os melhores do nicho que você escolheu e estude o conteúdo deles.
  2. Desenvolva a habilidade para entender como impressionar o seu cliente com o título do seu artigo. Não importa o tempo que demore na produção do título, essa parte é muito importante para você fazer o que você acha que é bom. Sem um bom título não haverá acessos, simples assim.
  3. Sempre cumpra com o prazo prometido. Não é porque você trabalha em casa que vai fazer os seus serviços de qualquer jeito.
  4. Tente sempre prestar atenção no seu português! Caso você tenha problemas graves de gramática é importante fazer um curso que possa suprir essa sua necessidade o mais breve possível.

Como você pode ter percebido, a profissão de redator freelancer não é um “bicho de sete cabeças”. Se você começar agora vai conseguir evoluir em pouco tempo e logo estará colhendo os frutos plantados.

Você só precisa de 3 coisas:

  1. Disponibilidade;
  2. Vontade de Aprender e Escrever;
  3. Dedicação;

Você ainda não se sente pronto para iniciar nesta profissão? Vá além e faça um método aprovado pelos melhores do Marketing Digital da atualidade, seja o melhor profissional possível com o método que mudou a minha maneira de pensar sobre essa área que tanto amo.

Clique no link e conheça o melhor Curso de Marketing de Conteúdo da atualidade.

Facebook Comments

Diego Brasileiro

Comentários

Siga-nos

Não seja tímido, acesse nossas redes sociais. Adoro conhecer novas pessoas que possuem um interesse nos temas abordados neste blog.